A cirurgia de obesidade parece ser ainda mais eficaz em tratar algumas das doenças associadas à obesidade, do que a tratar a própria obesidade. Uma das doenças que tem recebido muita atenção é a diabetes.
Num estudo realizado em Inglaterra e publicado recentemente no Annals of Surgery, foram avaliados doentes obesos com diabetes tipo 2, que realizaram cirurgia bariátrica. As intervenções foram o bypass gástrico e a colocação de banda gástrica. Avaliou-se a evolução da glicémia, da Hg A1c (indicador de controlo da diabetes) e de outros parâmetros.
Verificou-se que a perda de peso, ao fim de dois anos de cirurgia, foi semelhante para as duas técnicas. No entanto, a resolução da diabetes, avaliada pela normalização das glicémias e pela redução da HgA1c, foi superior após o bypass gástrico (72% dos doentes obtiveram a resolução da sua diabetes) em relação ao efeito da banda gástrica (17% de resolução).
Uma rápida melhoria imediatamente após a cirurgia dos parâmetros alterados (resistência à insulina, niveis de insulina e de GLP-1) apenas se verificou nos doentes tratados com bypass gástrico.
Os autores concluem que a cirurgia de obesidade, em especial o bypass gástrico, pode melhorar rapidamente a diabetes tipo 2 e, em muitos casos, resolve-la completamente, sendo este efeito independente da perda de peso.
Publicado nos Annals of Surgery Dezembro 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário