Um total de 6,953 cirurgias bariátricas foram realizadas em Inglaterra no serviço de saúde público no período entre Abril de 2000 e Março 2008. Este número passou de 238 em 2000 para 2543 em 2007.
A percentagem de cirurgias por via laparoscópica passou de 28% em 2000 para 75% em 2007. Os procedimentos mais realizados foram a colocação de banda gástrica (52%) o bypass gástrico (46%) e a gastrectomia linear - sleeve (2%).
A mortalidade global foi consistentemente baixa ao longo de todo o período de estudo, aproximadamente de 0.3%. Foi mais alta para o sleeve (1%), intermédia para o bypass (0.5%) e menor para a colocação de banda gástrica (0.1%). A via laparoscópica mostrou ser mais segura, com uma mortalidade de 0.2% contra os 0.5% da via aberta. A via laparoscópica teve igualmente menor duração de internamento e menor percentagem de re-internamentos. O sleeve teve o maior numero de reinternamentos. O aumento do numero de cirurgias de bypass foi superior ao aumento do numero de colocação de bandas. A mortalidade foi ainda independente do numero de procedimentos realizados em cada hospital, sendo no entanto a percentagem de bypass superior nos centros com maior experiência.
Os autores concluem que a utilização de cirurgia bariátrica aumentou exponencialmente em Inglaterra nos últimos anos. Isto parece ter ocorrido com segurança apesar do aumento da utilização de técnicas minimamente invasivas (laparoscopia).
Introduction of laparoscopic bariatricsurgery in England: observational population cohort studyElaine M Burns
Texto integral: BMJ Agosto 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário