A votação no painel de peritos da FDA, em 6 de Dezembro 2010, foi de 8 contra 2 a favor de alargar a indicação da banda gástrica ajustável (Lap-Band Adjustable Gastric Banding System; Allergan) a doentes com IMC entre 30 kg/m2 e 40 kg/m2.
O estudo que apoiou esta decisão envolveu 151 doentes com IMC entre 30 e 40, realizado em 7 centros nos EUA.
66% dos participantes perderam mais do que 50% do peso em excesso ao fim de um ano de seguimento. Os vários endpoints estudados foram atingidos na grande maioria dos casos. Apenas 5% dos doentes necessitaram de reoperação.
As três questões colocadas ao painel de peritos foram:
1. Se os resultados do estudo apoiam a nova indicação.
2. Se os resultados apoiam a segurança do tratamento.
3. Se os resultados mostram que as vantagens são superiores aos riscos.
Todas as respostas foram positivas.
De acordo com o fabricante a eficácia da Lap-Band no tratamento da obesidade grave é menor do que outras intervenções bariátricas, mas é muito mais eficaz do que terapêutica tradicional não cirúrgica.
Notícia no New York Times
Segundo a IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Related Diseases) o tratamento cirúrgico é reconhecido actualmente como o único eficaz no tratamento da obesidade mórbida. Este blog pretende reunir as recomendações, notícias e desenvolvimentos que forem relevantes para a compreensão desta realidade. A forma de apresentar esta informação será independente, objectiva e precisa, de modo a ser útil quer a profissionais de saúde quer à população em geral.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
O painel de peritos da FDA aprova a Lap-Band para doentes com IMC entre 30 e 40
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário