Um estudo recente publicado no número de Março de 2011 da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, analisou a relação entre o peso corporal e a actividade física, e a probabilidade de uma mulher vir a desenvolver cancro da mama.
Os tipos de cancro da mama estudados foram os cancros da mama com receptores de estrogénios positivos e os triplamente negativos (negativos para receptores de estrogénios, progesterona e expressão de Her2). Este último tipo de tumor está associado a um prognóstico especialmente negativo.
Amanda I. Phipps e os restantes autores estudaram 155.723 mulheres que vieram a desenvolver 2.917 casos destes dois tipos de cancro da mama.
Os resultados mostram que as mulheres com maior peso tiveram uma probabilidade aumentada de desenvolver ambos os tipos de tumor da mama.
Por outro lado, verificaram que as mulheres com maior actividade física tiveram menos casos do que as mulheres que praticavam menos actividade física.
O estudo permitiu concluir que peso mais elevado e menores índices de actividade física estão associados a um aumento destes tipos de cancro da mama.
Artigo original: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention
Sem comentários:
Enviar um comentário