terça-feira, 29 de março de 2011

Informação sobre banda gástrica ajustável

Segundo a informação constante na página do Centro de Cirurgia de Obesidade e Metabólica da Universidade de Columbia:

"A colocação de uma banda gástrica ajustável é realizada geralmente por laparoscopia. Esta opção terapêutica para a obesidade é uma das menos invasivas porque nem o estômago nem o intestino são seccionados.

A quantidade de peso que se pode perder com a banda gástrica depende da motivação do doente e do seu compromisso com um novo estilo de vida e novos hábitos alimentares.

A banda gástrica ajustável pode ajudar a conseguir uma perda de peso duradoura pelos mecanismos seguintes:
- limitando a quantidade de comida ingerida
- reduzindo o apetite
- atrasando a digestão

A banda gástrica é colocada em redor da porção inicial do estomago, dividindo o estomago em duas partes, uma parte pequena acima da banda e outra parte maior abaixo da banda. Esta pequena bolsa acima da banda limita a quantidade de comida que o doente pode ingerir de cada vez, do que resulta uma sensação de "estar cheio" com apenas uma pequena quantidade de comida.

Ao ajustar a largura da comunicação entre as duas partes do estômago, controla-se a quantidade de comida que passa da parte superior para a parte inferior. Esta comunicação entre as duas partes pode ser facilmente alargada ou apertada ao injectar ou retirar soro do interior da banda. A banda é oca e está ligada por um tubo a um reservatório que foi colocado debaixo da pele durante a cirurgia. O cirurgião ou o enfermeiro podem controlar a quantidade de soro dentro da banda, picando o reservatório com uma agulha.

A capacidade de ajustar a banda é uma característica única deste tipo de tratamento e é uma parte normal do seguimento após a cirurgia.

Como a banda pode ser removida, ajustada e não altera de forma permanente a anatomia, pode ser uma opção para doentes que de outro modo podem não desejar um tratamento cirúrgico. Outras vantagens desta técnica são o curto período de internamento e o facto de não alterar a absorção de nutrientes.

Com esta técnica a perda de peso esperada é de 40-60% do peso em excesso, a ser conseguida no prazo de dois anos."

Ligação para a informação original: Columbia University Center for Metabolic and Weight Loss Surgery

Sem comentários:

Enviar um comentário