sábado, 12 de março de 2011

A Cirurgia Previne a Mortalidade Causada pela Obesidade

A obesidade é uma doença que traz consigo um aumento da probabilidade de ocorrência de várias outras doenças, contribuindo para uma morte prematura. Os obesos, em média, vivem menos anos do que as pessoas com peso normal.

Ao tratar a obesidade, as operações de cirurgia bariátrica podem conduzir a uma redução destas doenças e aumentar os anos de vida.

Para avaliar a eficácia da cirurgia em aumentar a esperança de vida, dois investigadores italianos,  Antonio Pontiroli e Alberto Morabito, compararam a sobrevivência de doentes obesos operados com a sobrevivência de doentes obesos não operados.


Analisaram globalmente oito trabalhos publicados em todo o mundo, que incluiram 44.052 doentes, sendo 14.052 operados (banda gástrica ou bypass) comparados com 29.970 doentes não operados. Estes trabalhos avaliaram a sobre-vida destes doentes ao longo de um período médio de 7.5 anos.

Os resultados mostraram que no período de seguimento, vieram a falecer 2917 doentes não operados, enquanto que no grupo dos doentes operados apenas faleceram 400. A percentagem de morte nos 7.5 anos de seguimento foi de 2.8% nos doentes operados o que compara muito favoravelmente com os 9.7% nos doentes não operados.

Este efeito que a cirurgia atinge, de redução da mortalidade associada à obesidade, parece ser semelhante para a banda gástrica e para o bypass, de uma forma geral. No entanto, a mortalidade por doença cardio-vascular diminuiu ainda mais nos doentes que realizaram bypass do que nos que colocaram banda gástrica.

Além disso, o efeito protector obtido pela cirurgia parece ter sido maior nos doentes que tinham maior IMC à partida.

Os autores concluem que  cirurgia aumenta a sobre-vida dos doentes com obesidade.

Este estudo foi publicado no número de Março de 2011 do "Annals of Surgery"

Sem comentários:

Enviar um comentário