domingo, 10 de abril de 2011

Três refeições diárias ricas em proteínas parece ser a melhor forma de ter menos fome

A sensação de fome conduz à ingestão de maior quantidade de alimentos. Neste sentido, mecanismos para diminuir essa sensação de fome poderão ser úteis para ajudar a controlar o peso e até para ajudar a diminui-lo.

A prática de um maior ou menor número de refeições diárias tem sido estudada para entender o seu efeito na sensação de fome e nas calorias ingeridas.

O conceito tradicional tem sido de que uma mesma quantidade de calorias diárias divididas por um número maior de refeições (ou seja, refeições mais pequenas e em maior número) ajuda a controlar a fome e, como consequência disso, pode ajudar a controlar o peso.

Este conceito derivou da verificação de que os doentes obesos em geral referem fazer menos refeições diárias do que os não obesos. Este conceito, no entanto, tem sido posto em causa, uma vez que os obesos, quando interrogados sobre os seus hábitos alimentares, geralmente têm uma tendência a subestimar a quantidade de alimentos que na realidade ingerem e, além disso, têm uma tendência a ignorar as pequenas refeições intercalares que praticam.

Para estudar esta problemática, um grupo de investigadores estudou o efeito do teor em proteínas e do numero de refeições no apetite e saciedade durante uma dieta restritiva.

Para isso utilizaram um grupo de homens no decurso de uma dieta restritiva, e compararam os que utilizaram uma dieta rica em proteínas (25%) com os que ingeriram uma dieta com quantidade normal de proteínas (14%). Compararam ainda os que dividiam a comida diária em 6 refeições com aqueles que a dividiam apenas por 3 refeições.

Analisaram a fome, o desejo de comer, a preocupação com pensamentos sobre comida, a saciedade durante o dia e o desejo de comer durante a noite.

Os resultados mostraram que os individuos que praticavam uma dieta rica em proteínas sentiam-se mais saciados durante o dia e menos desejo nocturno de comer. Também tinham menos pensamentos sobre comida. Os outros aspectos estudados foram iguais nos dois grupos.

Comparando o que sentiram os individuos que realizaram 3 refeições diárias com aqueles que realizaram 6 refeiçoes, praticamente não houve diferenças. A única diferença foi que nos doentes que ingeriram maior quantidade de proteínas, foram os que utilizaram apenas 3 refeições diárias os que sentiram menos fome durante a noite.

Este estudo, publicado na revista Obesity em Abril de 2011, põe em causa os princípios que faziam recomendar a divisão da comida a ingerir num determinado dia, por um número maior de refeições. A confirmar-se estes resultados, parece ser o teor proteico e não o número de refeições que ajuda a obter uma sensação de saciedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário